O Hóspede Americano, uma expedição amazônica

8/9 · Por HBO · Leitura de2 min.

A minissérie brasileira estrelada por Aidan Quinn e Chico Diaz conta a história da aventura de Theodore Roosevelt e Cândido Rondon na Amazônia.

Baseada em uma história real, a minissérie narra em quatro episódios a expedição de Theodore Roosevelt pela região amazônica, junto com um explorador brasileiro.

O ex-presidente americano Theodore Roosevelt era um amante da conservação da natureza e, contraditoriamente, da caça e dos safáris. Organizou o que foi certamente o safári mais longo do mundo em 1909.

Apenas dois meses após deixar a presidência, Roosevelt embarcou em uma viagem à África, disparando e capturando centenas de animais com seu próprio rifle. Sua aventura também tinha um propósito científico: coletar espécimes para o Museu Smithsonian de História Natural, assim como para outros museus.

O objetivo oficial era coletar espécimes de fauna e flora para catalogá-los, estudá-los e exibi-los na sede do Instituto, hoje o Museu Nacional de História Natural em Nova York. Embora o objetivo não oficial fosse o de se divertir muito explorando e caçando, que era seu grande hobby. 

A trama desta minissérie acontece na virada do século 20. Após uma amarga derrota na campanha eleitoral presidencial americana de 1912, Roosevelt partiu em busca de sua juventude esquecida na selva brasileira. Ele é acompanhado nesta aventura por seu velho amigo Farrel Nash (David Herman) e seu filho Kermit (Chris Mason), com o objetivo de explorar o último rio inexplorado do país: o Rio da Dúvida, em Rondônia.

Em uma jornada cheia de perigos mortais, o ex-presidente é apoiado por um especialista indígena que é um ex-militar responsável por conectar as regiões mais remotas do país. Nesta jornada, os dois homens de perfis diferentes terão que testar seus limites físicos e morais, bem como aprender a lidar com suas personalidades conflitantes a fim de sobreviver.

O legado de sua viagem

Depois dessa experiência, Roosevelt escreveu um livro que relata suas façanhas intitulado “Through the Brazilian Wilderness” que se virou um best-seller em 1914, bem como um modelo a ser seguido no gênero literário. Também foi realizado um filme documentário chamado “Into the Amazon”.

O elenco também inclui Dana Delany, Trevor Eve, Theodoro Cochrane, Gene Jones, Jeff Pope, Nick Westrate, Maya Kazan, Cláudio Jaborandy, Arilson Lucas, João Côrtes, Michel Gomes, Arieta Corrêa y Luisa Rosa.

O Hóspede Americano, estreia no dia 26 de setembro na HBO Max e HBO. Criado e dirigido por Bruno Barreto, a produção é protagonizada por Aidan Quinn e Chico Diaz como Theodore Roosevelt e Cândido Rondon.

  • Copiar Enlace