Irma Vep, a nova minissérie da HBO

14/6 · Por HBO · Leitura de3 min.

Irma Vep, a nova minissérie da HBO baseada no filme homônimo de Olivier Assayas e protagonizada pela vencedora do Oscar, Alicia Vikander.

Irma Vep: minissérie com Alicia Vikander na HBO

A história é a seguinte:

1)    Em 1915 foi lançado Les Vampires, um filme policial e de suspense, dirigido por Louis Feuillade. O enredo: um repórter e seu fiel amigo lutam contra uma sociedade secreta de criminosos autodenominados Os Vampiros. O filme foi produzido em dez episódios e tem duração total de 7 horas.

2)    Em 1996, Olivier Assayas lançou em Cannes, Irma Vep. O filme é protagonizado por Maggie Cheung,que interpreta a si mesma, é sobre um remake[GG1]  que um diretor atrapalhado tenta fazer baseado em Les Vampires, o filme de Louis Feuillade.

3)    Em 2022, Assayas traz de volta Irma Vep para HBO, mas agora como minissérie ou  um filme dividido em episódios (como Les Vampires).

4)     Qual é a trama de Irma Vep? Essa série de oito episódios é sobre Mira Harberg, uma estrela do cinema de Hollywood muito conhecida por um filme de super-heróis, que desiludida com sua carreira e triste por um fracasso amoroso, a atriz resolve se mudar para a França para fazer uma série francesa: um remake do clássico Irma Vep.

5)    Mira é interpretada pela vencedora do Oscar, Alicia Vikander. Em 2014, a atriz dinamarquesa já havia chamado a atenção do público e dos críticos pela sua interpretação de uma humanoide com inteligência artificial em Ex Machina, de Alex Garland. Pouco depois, ela alcançou grande sucesso em Hollywood: em 2015, recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel de esposa de uma personagem transgênero em The Danish Girl, de Tom Hooper.

6)      O elenco de Irma Vep inclui também Adria Arjona, Fala Chen e Lars Eidinger. Adria Arjona, de origem porto-riquenha e guatemalteca (filha de Ricardo Arjona), atuou recentemente em Father of the Bride (2022), com Andy García, Diego Boneta e Gloria Stefan. Participou também de Morbius (2022) e da série True Detective (2015) da HBO. Teve um papel principal no filme de super-heróis Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings (2021). Já Lars Eidinger foi parte do elenco dos alucinantes filmes de Assayas, como Personal Shopper (2016), com Kristen Stewart, e Clouds of Sils Maria (2014).

7)    Evidentemente, não podemos esquecer o diretor: Olivier Assayas, um cineasta francês que assume riscos, com propostas muito autorais, que brinca com o suspense, as realidades duplas e a metalinguagem do cinema. Além dos filmes mencionados acima, é conhecido pela realização da minissérie (ou filme longo, segundo alguns) intitulada Carlos (2014), sobre o terrorista venezuelano Carlos El Chacal. A série foi protagonizada pela estrela venezuelana Edgar Ramírez.

8)    Irma Vep é uma série que trata sobre um filme que trata, por sua vez, sobre um filme, onde vemos uma atriz de Hollywood na França, tentando fazer esse filme —ou minissérie longa— intitulado Irma Vep. No que é que dá isso tudo? Numa história estranha e engraçada que ri de si mesma, do mundo do cinema, da fama e da indústria cinematográfica. Irma Vep é todo um jogo, toda uma invenção, todo um pretexto para misturar ideias e brincar com gêneros e metalinguagens, para rir e para questionar as coisas do mundo. Nesse processo de movimento e mistura, Irma Vep é, justamente, um jogo de palavras (ou de letras): é o anagrama de "vampire".

 

Irma Vep, outra série original e exclusiva da HBO. Assista já!

  • Copiar Enlace