Tu casa es mi casa – A Esplêndida Cultura Latina

1/1 · Por HBO

Mergulhe na diversidade da cultura latino-americana. Do México ao Chile, conheça grandes artistas e figuras da atualidade junto a Paulinho Moska.

Tu casa es mi casa. Uma série de entrevistas para você conhecer melhor a nossa cultura.

Paulinho Moska é um mago das colaborações. Poeta, criativo e amante da música, este grande artista procura colaborar e fazer amizades com diversas pessoas por toda a parte e, assim, acaba oferecendo o melhor da arte musical. Afinal, é isso que a música, o amor e a poesia fazem: estabelecer laços entre as pessoas.

Moska tem colaborado com músicos como Jorge Drexler, Camila Morena, Kevin Johansen ou Fito Páez, entre outros, e sua música é uma saborosa mistura ou intercâmbio entre pop, rock, samba e outros ritmos brasileiros.

Então, talvez movido por essa consciência da música e das ideias como geradores universais de laços, Moska embarca nesse projeto musical que a HBO MUNDI nos traz em março: Tu casa es mi casa, uma série documental que é, antes de tudo, um passeio pela América Latina, pelas suas cidades modernas e contemporâneas, pelas suas tradições, pelas suas ruas, pelas suas pessoas: toda uma celebração da pluralidade, da amizade, uma festa de música, ciência e arte contemporânea do nosso continente em doze capítulos.

Assim, a cada episódio, Moska percorre um país latino-americano e conversa com personalidades da arte e da ciência. Ou seja, seus vínculos não serão apenas entre músicos, mas também com indivíduos de outras disciplinas, que também servirão de inspiração para o carismático músico.

Em cada país ele encontrará a mais rica amostra de músicos e personalidades importantes ​​do continente. Aqui nós revisamos alguns:

Em Montevidéu nos esperam: Roberto Musso, cantor da banda de rap rock e rock alternativo El Cuarteto Nos, Alfredo Ghierra, o artista plástico que trabalha entre o onírico e o urbano, e Bettina Tassino, uma cientista que nos explicará como funcionam os ciclos circadianos (ciclos biológicos de aproximadamente 24 horas).

Em Santiago, no Chile, iremos ao encontro de Camila Moreno, uma das compositoras e cantoras contemporâneas mais populares do Chile, a artista Bruna Trufa e o astrônomo Gaspar Galaz.

Em Buenos Aires seremos recebidos pelo incomparável Kevin Johansen, outro músico conhecido por seu espírito colaborativo, além de seu humor e gosto pela fusão de gêneros musicais. Estarão presentes também a artista plástica Mariela Ajras e Mariano Sigman, um dos neurocientistas de maior prestígio internacional.

No Rio de Janeiro, cidade natal de Moska, conheceremos Antonio Bokel, um artista carioca de muitos talentos que trabalha com pintura, escultura, literatura e intervenções gráficas da arte urbana.

Em Bogotá, seremos apresentados à Miguel Cárdenas, um artista de sucesso com uma obra que engloba desenho, pintura e escultura, e onde a botânica e a zoologia estão ligadas à arte. Estará presente também a não menos carismática Andrea Echeverri, vocalista da banda Aterciopelados.

Em Lima, nos espera o cientista William Trujillo, que explicará o projeto de pesquisa que existe entre Lima e a Dinamarca para gerar um sistema de detecção precoce de dengue em pacientes de comunidades distantes.

Em Quito, caminharemos com César Paz y Miño, diretor do Centro de Investigación Genética y Genómica de la Universidad Tecnológica, especialista em doenças raras, câncer e agentes genotóxicos. César Paz y Miño também se dedicou a estudar a origem genética da população equatoriana e se dedicou durante décadas para divulgar como as culturas indígenas da América manipularam o genoma das espécies durante milênios.

Em La Paz, entraremos com a bióloga Kathrin Barboza na escuridão e na vida dos morcegos e aprenderemos sobre eles e sobre o trabalho agrícola. Em 2013, Barboza foi indicada pela BBC como uma das dez mulheres mais importantes da ciência na América Latina.

No Panamá acompanharemos Carlos Méndez, artista independente de rock alternativo, referência em seu país.

Em San José, Costa Rica, iremos ao encontro de Luis Montalbert, um cantor que tem feito sucesso por sua versatilidade, que foi por duas décadas o líder do grupo Gandhi e hoje continua a estabelecer laços com seu povo e com outros artistas.

Na Cidade do México, estaremos com Tamara Rosembaum, uma cientista que estuda os mecanismos pelos quais o cérebro percebe o calor e a dor, e sua relação com um elemento central da cultura culinária mexicana: a pimenta.

E na Cidade da Guatemala conheceremos Marilyn Boror, uma artista que trabalha tanto com arte contemporânea quanto com a recuperação das culturas originais da Guatemala.

Celebre, viva e desfrute desta viagem junto a Paulinho Moska. Viaje ao encontro da amizade, da música e da diversidade cultural que faz da América Latina um grande espaço de confluências luminosas. Tu casa es mi casa, a partir de março na HBO MUNDI e HBO GO.

  • Copiar Enlace