Segura a Onda chega a sua décima temporada

1/1 · Por HBO

Acabou a espera! Chegou a décima temporada de Segura a Onda. A partir de janeiro, pela HBO e HBO GO, desfrute da bem-sucedida série de um personagem que, sem dúvida, vê o mundo de uma maneira diferente do resto dos mortais.

Porque realmente parece que existem pessoas que têm um outro modo de organizar suas ideias, ou melhor, de processar seus pensamentos lógicos com relação à realidade, assim como a linguagem que nos leva a organizar —ou desmantelar — tal realidade.

Em um dos mais recentes vídeos promocionais da décima temporada de Segura a Onda, Larry David entra em um consultório médico e se senta no sofá da sala de espera. A recepcionista pergunta se ele tem consulta agendada, e David responde que não; então, ela pergunta se ele precisa ver o médico, e ele responde que também não. “Então, o que faz aqui?”, pergunta ela. “Bem”, diz David, “preciso de um lugar para esperar, e... aqui é uma sala de espera.”

Assim é a lógica por trás de Larry David, a lógica de alguém que aconselha ao carteiro que, se for ter uma discussão séria com alguém, deve usar calças compridas (o carteiro usa bermudas como uniforme); ou, a mesma lógica de alguém que, quando comenta que não há vagas no estacionamento, diz que há vagas, só que estão ocupadas.

No fim das contas, trata-se da arte de levar esse estilo de pensar ao mundo e demonstrar aos outros como estão errados a respeito da percepção da realidade deles, ou da linguagem, que é o que modela o mundo. Se aquela é uma sala de espera, então, a lógica mais simples diz que as salas de espera são… para esperar. E se alguém não entender, deverá ser informado. De alguma maneira, Larry David tem razão, ou não?

Assim, chega à HBO a décima temporada de Segura a Onda, a série premiada e bem-sucedida, que foi concebida pelo criador de Seinfeld, aquele que conhecemos como Larry David. Assim, como ele mesmo já explicou, tem seu equivalente na televisão, o Larry TV, o qual, embora de ficção, não está de todo separado do que ele chama de Larry Real, tão prodigioso em sua maneira de organizar seus pensamentos (e, daí, o mundo) que merece, sem dúvida, uma série somente para ele — ou para seu dublê fictício—, na qual possamos conhecer não somente o que impulsiona sua mente através da boca, mas também as manias e as ações que são produtos dessa lógica particular.

O mundo não precisa ser extraordinário para que alguém se baseie nisso e nos conte uma história interessante; o que precisa ser extraordinário é a mente que, como já dissemos, desorganiza ou reordena esse mundo a cada instante, ao vivo, digamos, de uma improvisação, sem limites rígidos. Trata-se, justamente, de romper com os esquemas fechados do mundo através dessa lógica tão simples e, ao mesmo tempo, particular.

Assim, David decidiu gravar, em todas as suas temporadas, as cenas sem roteiros predefinidos e com base naquilo que fosse surgindo. A décima temporada, com certeza, não escapou desse conceito. E, assim, os atores do elenco e também os novos atores se submeteram ao estilo David, como se fosse uma prova de vida.

Participaram os de sempre, Susie Essman, Jeff Garlin, Cheryl Hines, Richard Lewis, J.B. Smoove e Ten Danson (lembremos que Bob Einstein faleceu recentemente) e, por sua vez, eles se uniram, como já é costume, aos convidados especiais dessa temporada: Jon Hamm (o grande Don Draper de Mad Men), Fred Armisen (Saturday Night Live, Documentary Now!, Portlandia), Isla Fisher (Caindo na Real, O Grande Gatsby), Laverne Cox (Orange Is the New Black), Richard Kind (a voz de Bing Bong em Divertida Mente, Argo, Um Homem Sério), Kaitlin Olson (Procurando Dory) e Jane Krakowski (Ally McBeal: Minha Vida de Solteira, Unbreakable Kimmy Schmidt).

Então, sob a tutela de seu criador Larry David, e com a produção executiva do próprio David, Jeff Garlin, Jeff Schaffer e Gavin Polone, chega à décima temporada de Segura a Onda, a partir de janeiro, pela HBO e HBO GO.

Acabou a espera, Segura a Onda está de volta, pela HBO e HBO GO.

  • Copiar Enlace

Assine a HBO

Não fique de fora. Aproveite a programação do momento.

Eu quero HBO!