Os Feitiços de Harry Potter: Os mais Usados

1/1 · Por HBO

A saga de Harry Potter chega à HBO. Para celebrar, contamos todos os feitiços de Harry Potter e preparamos uma lista com os mais usados nos filmes.

Quais Feitiços de Harry Potter Foram Mais Usados nos Filmes?

Harry Potter começou sua trajetória na cultura pop em 1997, com o lançamento do livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, da autora – então desconhecida – J.K. Rowling, e rapidamente conquistou fãs ao redor do mundo. O ápice da fama do “menino que sobreviveu” – como é conhecido no mundo bruxo – veio com o lançamento do primeiro filme do que seria uma das maiores franquias cinematográficas da história.

As histórias do jovem bruxo, que acompanhamos dos seus 11 aos 17 anos de idade, conquistaram uma legião de fãs de todas as idades e marcaram uma geração que cresceu não só com as personagens, mas também com os atores que as interpretaram nos filmes. Os fãs mais jovens esperavam ansiosamente pela carta de aceitação da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, sonhando em ir ao Beco Diagonal, passar pela barreira mágica na plataforma 9 ¾ e pegar o Expresso de Hogwarts rumo ao famoso castelo. Muitos se perguntavam – e ainda se perguntam – em qual casa de Hogwarts o Chapéu Seletor os colocaria – Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal ou Sonserina?

Para celebrar a chegada da saga cinematográfica completa na plataforma da HBO, decidimos fazer uma lista dos feitiços e maldições mais usados nos filmes. Então, sem mais delongas, vamos abrir a nossa lista: “Alorromora!”

Expelliarmus – Usado 24 vezes.

Esse é o feitiço mais usado em toda a saga. Como muitos dos feitiços utilizados na série, o Expelliarmus tem sua origem no latim e significa, literalmente, “expulsar a arma”. Qualquer bruxo que deseje desarmar seu oponente deve aperfeiçoar e dominar esse feitiço, que faz com que a varinha de seu alvo seja jogada para trás.

É uma escolha acertada para bruxos que não desejam ferir seus oponentes. Por isso mesmo, é pouco utilizado pelos Comensais da Morte, seguidores de Lord Voldemort (Ralph Fiennes).

Quem usa o feitiço Expelliarmus?

Esse é o feitiço mais característico do próprio Harry Potter (Daniel Radcliffe), mas também é usado por Hermione Granger (Emma Watson), Severo Snape (Alan Rickman) e Cedric Diggory (Robert Pattinson).

Esse feitiço aparece em praticamente todos os filmes e tem papel-chave em dois momentos cruciais da série, nos filmes “Harry Potter e o Cálice de Fogo” e “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte II”.

Estupefaça – Usado 19 vezes.

O segundo feitiço da nossa lista deixa suas vítimas inconscientes e é bastante usado pelos protagonistas da série, pois não causa grandes danos ou sofrimento. Apesar de não ser particularmente nocivo, ao longo dos filmes podemos ver que é bastante útil.

Estupefaça tem papel de destaque no filme “Harry Potter e a Ordem da Fênix” em duas cenas memoráveis – a primeira divertidíssima e a segunda bastante tensa, mas não vamos dar spoilers aqui!

Quem usa o feitiço Estupefaça?

Vemos muitos bruxos utilizarem esse feitiço, entre eles a pavorosa Dolores Umbridge (Imelda Staunton), a excêntrica Luna Lovegood (Evanna Lynch) e o hilário Fred Weasley (James Phelps), um dos gêmeos Weasley.

Expecto Patronum – Usado 11 vezes.

Essa é uma das magias mais memoráveis de toda a saga Harry Potter. O feitiço tem a função de espantar dementadores – terríveis criaturas das trevas – e gera uma manifestação da alegria em forma de animal.

As palavras desse encantamento também vêm do latim. “Expecto” significa “desejo”, e “patronum” significa “protetor”. Assim, ao usar esse feitiço, conjura-se um guardião, cuja aparência é extremamente pessoal e revela muito sobre o bruxo que o conjurou.

Esse é um dos encantamentos mais difíceis de se realizar, e diversos bruxos competentes são incapazes de executá-lo.

Quem usa o feitiço Expecto Patronum?

Um dos patronos mais impressionantes que vemos nos filmes é o do próprio Harry. Vemos o jovem, de então 13 anos, aprender a dominar essa complexa magia em “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, mas também vemos Remo Lupin (David Thewlis), Gina Weasley (Bonnie Wright) e diversos bruxos usarem esse feitiço em “Harry Potter e a Ordem da Fênix”. Porém, o patrono aparece em um dos momentos mais belos e tocantes de toda a série, no último filme da saga.

Avada Kedavra – Usado 8 vezes.

Esse feitiço macabro é a pior das três Maldições Imperdoáveis – uma tríade de feitiços das trevas cujo uso pode significar prisão perpétua em Azkaban.

É um feitiço que tira a vida de suas vítimas, e nenhum bruxo jamais conseguiu sobreviver a ele. Quer dizer, quase nenhum. Afinal, Harry Potter não é conhecido como o “menino que sobreviveu” à toa.

Essa maldição é comumente usada pelos Comensais da Morte, mas é fortemente associada a “Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado”.

O termo “Avada Kedavra” tem a mesma origem da palavra “Abracadabra”. Ambos vêm de uma expressão em aramaico que significa “crio enquanto falo”.

Quem usa o feitiço Avada Kedavra?

Além de Lord Voldemort, esse é um feitiço usado por outros bruxos das trevas e aparece em vários filmes da série, mas tem maior relevância nas duas partes de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”.

Crucio (ou Maldição Cruciatus) – Usado 5 vezes.

Outra das Maldições Imperdoáveis, a Maldição Cruciatus tem o objetivo de causar enorme sofrimento físico em sua vítima.

A palavra “cruciatus” significa “tortura” em latim. Ou seja, descreve perfeitamente os efeitos dessa maldição.

Quem usa o feitiço Crucio?

A sádica Bellatrix Lestrange (Helena Bonham Carter) é o nome mais associado a essa maldição, mas vemos outros bruxos usando esse feitiço – entre eles, Lord Voldemort, Viktor Krum (Stanislav Ianevski) e Draco Malfoy (Tom Felton). Sua aparição chocante em “Harry Potter e o Cálice de Fogo” merece destaque.

Imperio (ou Maldição Imperius) – Usado 4 vezes.

A terceira Maldição Imperdoável submete seu receptor às vontades do bruxo responsável pelo feitiço.

Apesar de não tirar a vida de sua vítima e de não lhe causar dor, a Maldição Imperius é uma ferramenta de controle da mente e pode fazer com que uma pessoa cometa atos inimagináveis.

Quem usa o feitiço Imperio?

Nos filmes, vemos essa maldição ser lançada com certa frequência, notavelmente pelo Professor Alastor Moody (Brendan Gleeson), Barty Crouch Jr (David Tennant) e Lúcio Malfoy (Jason Isaacs).

Accio – Usado 4 vezes.

Temos aqui um feitiço extremamente útil. Quem nunca quis ter poderes mágicos para não ter que se levantar do sofá para pegar o controle remoto? Bastaria dizer “Accio controle!”, e o controle voaria para as suas mãos.

Esse feitiço traz para o bruxo o objeto que ele requer e vem do latim “accio”, que significa “eu convoco”.

Quem usa o feitiço Accio?

Por ser um encantamento prático e útil, não é de se surpreender que a esperta e pragmática Hermione o use bastante – mas Harry e Rony Weasley (Rupert Grint) não ficam para trás. Podemos ver Accio sendo usado em um dos momentos mais emocionantes de “Harry Potter e o Cálice de Fogo”.

Lumos – Usado 4 vezes.

Esse feitiço também é bastante útil e por isso é bastante usado na saga. Com origem no latim lumen, que significa “luz”, os bruxos usam esse feitiço como nós usamos a lanterna do celular, criando um ponto de luz que clareia a escuridão.

Existem algumas variações desse feitiço que não constam na nossa lista. Afinal, não podíamos trapacear na contagem!

Quem usa o feitiço Lumos?

Além do próprio Harry, também vemos bruxos como Arthur Weasley (Mark Williams) e Alvo Dumbledore (Michael Gambon). Vemos esse encantamento pela primeira vez em “Harry Potter e a Câmara Secreta” e, precisamente por ser tão útil, esse feitiço continua a aparecer nos outros filmes da série.

Alorromora – Usado 3 vezes.

Alorromora é um dos feitiços mais lembrados da série.

Esse encantamento permite abrir portas, janelas, trancas (e listas), desde que elas não estejam protegidas por outros feitiços. Diferentemente dos outros encantamentos apresentados aqui, “Alorromora” teria sua origem em uma língua do leste africano e com o significado de “favorável aos ladrões”.

Quem usa o feitiço Alorromora?

Hermione, em um momento marcante de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, mas também o próprio Lord Voldemort em um dos pontos cruciais da história.

Para os fãs da série, Alorromora é também um feitiço perfeito para terminar a nossa lista. Afinal, “eu abro no fecho”. Entendedores entenderão! Mas convidamos os que não entenderam a conhecerem a série de filmes do Harry Potter na HBO.

Maratona Harry Potter

Não perca o retorno de Harry Potter na HBO. Assista a toda a saga em 7 de novembro na HBO ou assista a ela em seu próprio ritmo na HBO GO. Para horários de programação e mais informações, visite nossa página Harry Potter.

  • Copiar Enlace

Assine a HBO

Não fique de fora. Aproveite a programação do momento.

Eu quero HBO!