Desmascarando Jihadi John: Anatomia de Um Terrorista

1/1 · Por HBO

Quem foi Mohammed Emwazi? O documentário tentará responder a essa pergunta complexa.

Como Mohammed Emwazi se tornou um dos terroristas mais procurados do mundo? Como o garoto que uma vez foi erguido como chefe dos carrascos do ISIS? Como o estudante universitário que morava em Londres acabou sendo o terrorista que acabou com a vida de seus reféns na frente de uma câmera?

Ele ficou conhecido em 2014 por uma série de vídeos em que ele era o protagonista hediondo. Naquela época, porém, ele não tinha nome, mas era uma figura mascarada e vestida de preto cujos olhos eram as únicas partes visíveis.

No primeiro desses vídeos, subido no YouTube em 19 de agosto de 2014, foi mostrada a decapitação de um refém do ISIS, o jornalista americano James Foley. Outro vídeo de 2 de setembro (menos de um mês depois) mostrou um novo assassinato, o do também jornalista Steve Sotloff. Como estes, surgiram outros vídeos igualmente horripilantes, nos quais repórteres e trabalhadores de ajuda humanitária foram mortos: David Haines, Alan Henning, Abdul-Rahman Kassig e o repórter japonês Kenji Goto.

Desmascarando Jihadi John

Em cada vídeo, falando com a câmera, fazendo exigências e lançando protestos contra o Ocidente, matando ou fazendo parte da cena da morte, estava esse homem, porta-voz e carrasco do califado islâmico. Como ele falava com um sotaque britânico claro e educado, a imprensa começou a chamá-lo de Jihadista John. John por Lennon, porque dentro da célula terrorista onde ele foi identificado, havia outros três homens com sotaque britânico. Ele, como foi dito, foi denominado como John, e os quatro juntos, Os Beatles.

O Jihadista John se tornou um dos principais objetivos das agências internacionais de segurança, mas era uma barragem ilusória. Ele usou a Internet, deixou mensagens, foi o comunicador do Estado Islâmico e, mesmo exposto, ficou fora de controle. Aquele terrorista era um especialista em não deixar rastro. Finalmente, com investigações árduas e uma caçada implacável o encontraram em 2015. Um míssil lançado de um drone pôs fim em sua vida em Raqqa, norte da Síria.

Assim o mundo ficou sabendo que seu nome era Mohammed Emwazi, que aos seis anos havia chegado com seus pais do Kuwait ao noroeste de Londres. Que jogava futebol em seu bairro, que quando adolescente era quieto e pouco sociável, que gostava de usar roupas esportivas e bonés da moda, que assediava as meninas, que não era um bom aluno na escola, mas chegou à Universidade de Westminster e formou-se em Ciência da Computação com uma bolsa do Reino Unido. Que em 2009 ele esteve no Kuwait, mas que em 2013, quando tentou retornar, foi rejeitado pelas autoridades. Nesse mesmo ano, ele desapareceu de sua casa em Londres e nada mais foi se ouviu sobre ele até que o governo britânico notificou seus pais de que ele havia entrado na Síria clandestinamente.

Desmascarando Jihadi John

O diretor Anthony Wonk e o produtor e jornalista investigativo Richard Kerbaj nos entregam Desmascarando Jihadi John: Anatomia de um terrorista, um roteiro detalhado da vida de Emwazi por meio dos depoimentos de seus professores, reféns sobreviventes, parentes dos executados por Emwazi e até agentes e investigadores da agência de segurança que nunca tinham divulgado os detalhes mais secretos do caso.

Desmascarando Jihadi John: Anatomia de Um Terrorista apresenta material nunca visto de Emwazi quando jovem, na escola de Londres, e entra na adolescência quando, carregado de complexos e provocações, se deixou levar pela influência de certas gangues extremistas. O documentário também usa áudios de Enwazi e material inédito gravado pelo mesmo Estado Islâmico, além de recriações de alguns momentos da história do terrorista e carrasco.

Desmascarando Jihadi John

É um trabalho aprofundado que nos leva a questionar o papel de nossa civilização, sobre o que estamos fazendo no Ocidente com os modos de nos relacionarmos com os outros - aqueles que não são como nós - com a solidão, o mercado, o consumo e as novas formas de comunicação ou alienação. Emwazi, sem tentar justificá-lo, é o resultado mais radical e assustador dos males de nossos tempos.

No entanto, no final, sempre há as mesmas perguntas: quem foi Mohammed Emwazi? Além disso, como Mohammed Emwazi se tornou um assassino fanático que odiava a civilização ocidental?

Não perca, Desmascarando Jihadi John: Anatomia de Um Terrorista só na HBO e HBO GO

  • Copiar Enlace

Assine a HBO

Não fique de fora. Aproveite a programação do momento.

Eu quero HBO!