Pátria, a série sobre o terrorismo do ETA

18/9 · Por HBO · Leitura de5 min.

Entre no País Basco com a Pátria, a série baseada no livro de Fernando Aramburu que narra os piores anos do grupo terrorista ETA.

Pátria, a série espanhola que narra os piores anos de terrorismo no País Basco

A HBO lança uma minissérie em oito episódios que é a primeira produção original da HBO espanhola. Baseada no romance de mesmo nome de Fernando Aramburu, a história narra trinta anos da vida de duas famílias do País Basco, ou Euskadi, e se concentra em duas mulheres que eram originalmente amigas e acabaram separadas pelo sangue e pela dor - Bittori (Elena Irureta) e Miren (Ana Gabarain). O relacionamento das duas é lançado ao abismo quando Txato (José Ramón Soroiz), um empresário basco e marido de Bittori, é assassinado na porta de sua casa. É quase evidente que o filho de Miren, que é um militante do ETA, está envolvido no incidente. Isto, sem dúvida, leva ao rompimento das duas amigas.

Fernando Aramburu é um dos escritores mais importantes da Espanha na atualidade. Seu prestígio, conquistado através de suas diversas obras, atingiu seu auge com Pátria, um romance que se tornou um campeão de vendas e lhe rendeu o importante Premio de la Crítica Española, o Prêmio Nacional de Literatura e o Francisco Umbral.

Pátria, um de seus livros mais complexos, é apresentado de forma fidedigna em uma das mais bem feitas séries espanholas baseadas em livros, porque tem a qualidade excepcional da HBO, na qual nos é mostrada, com veracidade histórica e excelentes direção e atuações, a vida difícil que muitas famílias tiveram naqueles anos de terrorismo do grupo ETA.

Pátria, direção e elenco de primeira linha

Pátria é dirigida por Felix Viscarret e Óscar Pedraza. Viscarret, adaptou para o cinema, em 2007 outro romance de Aramburu, El trompetista del Utopía, que ganhou o título de Bajo las estrellas. O próprio Aramburu participou como roteirista nesta adaptação. Bajo las estrellas, junto com o documentário Saura(s) (2017), são duas das obras mais conhecidas do Viscarret. Pedraza dirigiu episódios da série Terra de lobos (Tierra de lobos, 2010-2011) e foi diretor assistente nas séries As aventuras do capitão Alatriste (Las aventuras del capitán Alatriste, 2013) e Hermanos (2014).

O elenco da Pátria inclui, além das duas personagens principais, Susana Abaitua (4 Latas), Ane Gabaraín (Flores - Loreak), Loreto Mauleon (El secreto de Puente Viejo) e Eneko Sagardoy (Handia), entre outros.

A partir de 27 de setembro, não perca Pátria, a minissérie que nos mostra os anos de terror do grupo ETA só na HBO e HBO GO.

  • Copiar Enlace

Assine a HBO

Não fique de fora. Aproveite a programação do momento.

Eu quero HBO!