O novo 'Perry Mason' chega à HBO

1/1 · Por HBO

A HBO traz a minissérie original Perry Mason, baseada no famoso investigador dos romances de Erle Stanley Gardner, com a produção executiva de Robert Downey Jr. e estrelada por Matthew Rhys.

A cidade de Los Angeles e Perry Mason

Todo mundo é culpado. Todo mundo tem uma arma. Não é de estranhar que estamos em Los Angeles, no ano de 1931. É a época da Grande Depressão, mas nessa cidade tudo parece estar muito bem. Muito dinheiro circulando, tudo se parece com uma miragem. Fala-se das Olimpíadas, cinema e famosos. O cinema sonoro explode, e do palco vem uma fúria evangélica carregada de poder. E assim, no meio da multidão, tem um homem que parece devastado pela vida. Ele não gosta dessa cidade nem o que ela esconde, seu nome é Perry Mason, advogado e investigador, um daqueles personagens fascinantes nascidos na literatura de detetives, digno descendente do grande Sherlock Holmes.

Erle Stanley Gardner, o criador de Perry Mason

Erle Stanley Gardner era advogada. Durante anos, o nativo de Malden, Massachusetts, trabalhou para defender os pobres e os imigrantes, sempre do lado dos mais desfavorecidos. Após muitos anos de prática, já cansado da sua profissão, ele começou a escrever histórias para revistas pulp, nas quais um bom número de histórias de policiais e detetives ganhavam espaço. Foi onde Gardner traçou o perfil de alguns investigadores que estavam dando forma ao personagem que, no final, seria Perry Mason, advogado e investigador de mal caráter, persistente beirando a teimosia, que coloca a sua própria vida em risco, e que sempre contou com a ajuda do seu assistente inseparável Della Street .

O primeiro romance com Mason como protagonista, The Case of the Velvet Claws, foi publicado em 1933. O personagem teve uma sorte incrível e ganhou uma legião de leitores. Foi tanto que Gardner conseguiu escrever oitenta romances e uma boa quantidade de contos nos quais Mason era o protagonista.

Os filmes e séries de Perry Mason

Em 1936 foi realizado o primeiro filme do nosso herói. Não seria uma versão do primeiro romance de Gardner, mas sim outra intitulada The Case of the Howling Dog. O filme contou com Warren William, um ator muito popular na década de 1930, no papel principal. William interpretou Perry Mason em outros cinco filmes. Então, em 1957, Mason seria levado à televisão pela CBS. A série foi ao ar por nove anos. Raymond Burr assumiu o papel de Mason, e Barbara Hale interpretou a fiel e tenaz Della Street, o que a levou a receber o Emmy Award de Atriz Coadjuvante em uma série dramática em 1959. Burr, enquanto isso, levou dois Emmy também por sua atuação como Perry Mason, um em 1959 e outro em 1961. Em 1973, o New Perry Mason foi ao ar com Monte Markha no papel de Mason. A série durou apenas um ano. Em 1985, a CBS reprisou o personagem, desta vez em uma série considerável de filmes para televisão. Raymond Burr retornou ao seu papel de Perry Mason por mais 26 filmes, até a sua morte. Dos quatro restantes, Paul Sorvino protagonizou o filme de número vinte e sete e Hal Holbrook os outros três. Convém destacar que nessas duas produções da CBS, Barbara Hale sempre interpretou Della Street.

Perry Mason chega à HBO com a produção executiva de Robert Downey Jr.

Agora, a HBO traz de volta o advogado investigador da minissérie Perry Mason, na qual conheceremos um personagem muito mais sombrio, cansado do mundo e cheio de demônios pessoais; no entanto, mais próximo, do original dos textos de Erle Stanley Gardner. Os seus criadores Ron Fitzgerald e Rolin Jones escreveram o roteiro do primeiro capítulo. Fitzgerald é um dos produtores executivos de outra série de sucesso da HBO, Westworld (2018), e Jones também escreveu e produziu para o HBO Boardwalk Empire (2012). Robert Downey Jr. foi pensado originalmente para interpretar Perry Mason. No fim, Downey permaneceu como produtor executivo e o papel foi assumido por Matthew Rhys (The Americans). Na direção deste primeiro capítulo está Tim Van Patten, diretor, roteirista e produtor de televisão. Ele dirigiu episódios para séries da HBO, como Sex and the City, The Sopranos, The Wire, Rome, Boardwalk Empire e Game of Thrones.

Acompanhando Rhys estão Tatiana Maslany (Orphan Black), como Sister Alice, a líder do culto A Radiante Assembleia de Deus; John Lithgow, como Elias Birchard "E.B." Jonathan, um advogado que geralmente contrata os serviços de Mason, e Juliet Rylance como Della Street.

Não perca a minissérie original Perry Mason na HBO e na HBO GO em junho.

  • Copiar Enlace

Assine a HBO

Não fique de fora. Aproveite a programação do momento.

Eu quero HBO!