Refavela 40

1/1 · Por HBO

A partir de agora, na HBO e HBO GO você pode assistir ao Refavela 40, um documentário sobre um músico excepcional e seu disco, que já é um clássico da música mundial.

Em 1976, Gilberto Gil viajou para Lagos com o propósito de participar do Segundo Festival da Arte e da Cultura Negra. O evento contava com a participação de aproximadamente cinquenta mil artistas afrodescendentes e da diáspora.

Ali tocou de tudo: afrobeat, jùjú (gênero popular nigeriano, nascido da percussão iorubá tradicional e do gênero apala), funk, reggae e até bandas de bloco carnavalesco. Para o músico brasileiro, a experiência vivida lá na Nigéria foi excepcional porque encheu sua cabeça de novas ideias, de novas perspectivas musicais além de um profundo sentimento de pertencimento.

Enquanto a busca de suas raízes culturais havia começado com o álbum Refazenda (1975), por meio do qual explorou a música tradicional do norte do Brasil, com Refavela (1977), Gil navegou, derivou (refavela significa deriva) muito mais além, até o fundo, até a rica profundidade dos ritmos africanos. De fato, o álbum ficou conhecido como “o disco negro para todas as cores”.

Refavela superou o movimento tropicalista que então imperava e apontou Gilberto Gil como um artista com caminho próprio, promissor astro brilhante da música contemporânea do Brasil.

Em 2018, Gil e seu filho, Bem Gil, fizeram uma turnê de shows para celebrar os quarenta anos deste grande disco. Agora, em 2019, a celebração é retomada com Refavela 40, um documentário original da HBO América Latina coproduzido com a Conspiração Filmes.

Imagens de arquivo, testemunhos do cantor Dom Filó, do antropólogo Hermano Vianna, do compositor Paulinho Camafeu, do Vovô do Ilê (fundador do primeiro bloco da Bahia), de Roberto Santana (produtor do disco), de Rubão Sabino, Robertinho Silva e Djalma Corrêa (estes últimos músicos que acompanharam Gil na mítica turnê africana) além de uma conversa de Bem Gil com seu pai confluem em Refavela 40 para nos apresentar a relevância visionária, histórica desta placa e de cada um dos seus temas.

A fita foi dirigida por Mini Kerti, experiente diretora de séries que também se destacou na realização de documentários. De fato, um dos seus trabalhos de mais destaque é Contratempo (2008), um poético e duro registro sobre jovens com poucos recursos que se esforçam para superar suas dificuldades através de sua atuação na música clássica.

Gilberto Gil disse que seu disco está mais vivo do que nunca e seu filho, Bem Gil, que a nova edição deste trabalho de quarenta anos e sua celebração com uma turnê mundial não é um “revival” e sim algo que está vivo, muito vivo. E é assim, não resta dúvida.

Não perca, Refavela 40, a partir de agora, na HBO e HBO GO.

  • Copiar Enlace

Assine a HBO

Não fique de fora. Aproveite a programação do momento.

Eu quero HBO!