Shakira in Concert: El Dorado World Tour

31/1 · Por HBO · Leitura de3 min.

A Shakira se chama Shakira mesmo, ou seja, este é seu verdadeiro nome; é de origem árabe e significa “agradecida”. É verdade que o nome combina com ela porque agradecida deve estar esta garota que é uma grande figura da América Latina no mundo.

A sua carreira começou nos anos noventa, mas desde muito pequena já havia demonstrado talento para a música e para a poesia; também era fascinada por canto e estudou o assunto, apesar de que no coro da escola lhe disseram que seu vibrato parecia o de uma cabra. De maus momentos a Shakira entende, seu pai inclusive declarou falência quando ela era criança. Em alguns momentos, digamos, a vida, a sorte não estiveram com ela; inclusive seus dois primeiros álbuns (1991 e 1993) passaram despercebidos.

            Foi apenas em 1995, com seu terceiro disco, Pies descalzos, que a jovem que tentava e  voltava a tentar deu o grande salto que acabou se apresentando como o grande desafio da sua carreira. Oito milhões de cópias vendidas representam, sem dúvida, um desafio descomunal no futuro.

Naquele momento, a Shakira usava uma roupa de couro justíssima ao corpo e o cabelo preto cacheado e comprido. O público ficou deslumbrado, como se ela fosse uma deusa do rock na Terra.

Mas também havia um detalhe: A Shakira, com sangue libanês nas suas veias (por parte do seu pai), movia os quadris de maneira surpreendente, no melhor estilo de uma bailarina de dança árabe, com direito a cinto de moedas. Já o seu próximo disco, ¿Dónde están los ladrones? de 1998, seria produzido nada mais, nada menos que por Emilio Estefan, uma grande especialista de como vender nos Estados Unidos uma artista de origem latina (é só lembrar de sua esposa Gloria). O caminho já estava preparado, é claro. Veio no ano seguinte o MTV Unplugged em Nova York que lhe trouxe o Grammy de Melhor álbum de pop latino. Não demorou em continuar com sua invasão norte-americana e em 2001 lançou Servicio de lavandería/Laundry Service (2001) que tinha nove músicas em inglês. Abria assim as portas dos Estados Unidos, mas também as do resto do mundo, pois o álbum esteve nos primeiros lugares na Argentina, Austrália, Áustria, Canadá, Nova Zelândia, Países Baixos e México, entre outros.   

A partir de então, sua ascensão mundial não parou, e atualmente, a Shakira é a artista colombiana de maior venda de todos os tempos, com mais de oitenta milhões de álbuns vendidos.

El Dorado, seu nono e mais recente álbum, foi lançado em 2017. Na produção esteve presente Luis Fernando Ochoa que a acompanha desde os sucessos dos seus primeiros anos. Pop latino, reggaeton, bachata, vallenato e pop eletrônico são as especiarias que temperam este álbum movido com maioria das músicas em espanhol e que ganhou, em 2018, o Prêmio Grammy de Melhor álbum de pop latino.

            A HBO nos apresenta a partir de janeiro Shakira in Concert: El Dorado World Tour, no qual a famosa cantora colombiana interpreta músicas do álbum que atingiram picos de popularidade, como “Chantaje” e “La Bicicleta”, mas também os favoritos do público nestes seus 24 anos de sucesso. “Waka (This time for Africa)” e “Estoy Aquí”, entre outros, que serão interpretados pela Shakira no magnífico cenário do Los Angeles Forum.

Mas também, Shakira in Concert: El Dorado World Tour é acompanhado de momentos únicos e próximos dos bastidores, em meio à emoção do concerto desta garota, agradecida pelo que a vida lhe deu no mundo da música e da fama.  

  • Copiar Enlace

Assine a HBO

Não fique de fora. Aproveite a programação do momento.

Eu quero HBO!