The Outsider, Stephen King está na HBO

1/1 · Por HBO

A partir de 12 de janeiro, Stephen King estará na HBO com a série The Outsider, adaptação de um de seus melhores romances dos últimos anos, um thriller policial com elementos sobrenaturais que nos fará dar mais que um sobressalto em nossos assentos.

Poucos se atrevem a negar, a essa altura, que Stephen King é um mestre dos mestres na literatura americana, um prodigioso criador capaz de contar inúmeras histórias de terror, realistas e sobrenaturais, de fantasia, ficção científica e que, nos últimos anos, tem incluído o gênero detetive.

Quarenta e cinco anos atrás, ele publicou seu primeiro romance, Carrie, a história de uma garota com poderes paranormais e sua mãe tirânica, fanática religiosa. Desde então, King deu ao mundo sessenta e um romances com sua assinatura, pois, paralelamente, ele escreveu romances de ficção científica sob a rubrica de Richard Bachman. Nessa conta também não há contos, poemas nem mesmo quadrinhos.

Mais de cem filmes e séries de televisão saíram de suas histórias. Brian de Palma adaptou Carrie apenas dois anos após sua publicação (em 1976), filme que hoje é considerado um clássico de filme de terror. Quatro anos depois (1980), outro grande, Stanley Kubrick, adaptaria The Shining, obra-prima do cinema que hoje tem sua sequência nos cinemas com outra adaptação de outro romance de King, Doctor Sleep, desta vez com o comando de Mike Flanagan (que já dirigiu Gerald's Game de King e para a Netflix, em 2017). Frank Darabont adaptou um de seus romances, intitulado Rita Hayworth e a redenção de Shawshank; daí surgiu o filme The Shawshank Redemption (1994), hoje considerado um dos melhores de Darabont, com indicações ao Oscar e inclusive ao Globo de Ouro. Outra adaptação também de grande porte e que hoje ainda é lembrada pela magnífica atuação de Kathy Bate e James Caan é Misery (1990) de Rob Reiner. Bates ganhou o Oscar e o Globo de Ouro como melhor atriz deste filme. John Carpenter adaptou Christine e David Cronenberg The Death Zone (ambos de 1983), o próprio Frank Darabont conta com três filmes do mestre e inclusive George Romero percorreu seu universo. Claro, não podemos deixar de lado as duas versões recentes de It (o de 2017 e o de 2019), nas quais o palhaço Pennywise foi magistralmente representado pelo ator Bill Skarsgård.

Quanto às séries, Tobe Hopper (o mesmo de The Texas Chain Saw Massacre) fez uma versão muito boa em duas partes de Salem's Lot em 1979; então, em 2004, uma versão com Rob Lowe, Donald Sutherland e Rutger Hauer também foi relançada. De 1990 é It, também em minissérie. E mais recente, de 2017, é um novo lançamento de The Mist e Mr. Mercedes (este último do ciclo de detetives ao qual King se dedicou nos últimos tempos).

Agora, a partir de janeiro, a HBO nos traz a série The Outsider, baseada no romance de sucesso do King. A série de dez capítulos começa com o assassinato de um garoto de onze anos que aparecerá mutilado nas florestas da Geórgia. O que parecia ser um caso simples de resolver se tornará complicado alcançando até mesmo temas sobrenaturais. Haverá evidências esmagadoras (o DNA é o mais decisivo) em torno de um pai de família e personagem popular da comunidade, o treinador de beisebol Terry Maitland, mas, ao mesmo tempo, será possível verificar que ele estava em outro lugar, a centenas de quilômetros de distância e que é improvável que ele tenha cometido o crime. Jason Bateman, ator e diretor que já participou de séries como Ozark e Arrested Development (aqui com um Globo de Ouro de melhor ator), ele interpretará Maitland, enquanto Ben Mendelsohn, intérprete com uma carreira destacada como vilão, será desta vez o policial Ralph Anderson. Anderson, amigo de Maitland e homem duro e cético (dirá que é “intolerante com o inexplicável”), precisará enfrentar esse caso obscuro com a ajuda de Holly Gibney, uma investigadora com habilidades paranormais (que já apareceu nos romances anteriores do ciclo de detetives de King). Assim, no papel de Gibney terá a atriz e cantora britânica de pais nigerianos Chynthia Erivo, conhecida por suas performances nas mesas por The Color Purple (2016) e no cinema por Bad Times at the El Royale (2018).

Esta série original da HBO é produzida por Ben Mendelsohn, Jason Bateman (dirige os dois primeiros episódios) e Richard Price, que como um agregado é responsável pelo roteiro. Price recebeu uma indicação ao Oscar, em 1986, pelo filme The Color of Money, indicações ao Emmy por The Night Of (2016) e entre suas séries mais conhecidas estão The Wire (2002-2008) e The Deuce (2017).

The Outsider tem toda a complexidade, a emoção e o terror que o mestre Stephen King sabe contar suas histórias, e também vem com um estilo elegante e claro-escuro que nos lembra a atmosfera melancólica e fascinante de True Detective.

The Outsider, uma magnífica nova produção da HBO que você não pode perder.

Assista-a na HBO e HBO, a partir de 12 de janeiro.

  • Copiar Enlace

Assine a HBO

Não fique de fora. Aproveite a programação do momento.

Eu quero HBO!