The Vow, os segredos mais sombrios do NXIVM

25/8 · Por HBO · Leitura de2 min.

Conheça The Vow, a série documental que revela todos os detalhes mais sinistros sobre o culto sexual NXIVM, que envolve a atriz Allison Mack de Smallville.

Assista agora The Vow, uma série documental em oito episódios que revela todos os detalhes sobre a seita NXIVM e seu líder, Keith Raniere.

The Vow, a história do culto sexual NXIVM e seus criadores

Tudo parecia muito bem no início. Keith Raniere tinha tido uma visão. Ele disse que a evolução do homem apresentava um balanço entre alturas inspiradoras e quedas catastróficas. Era possível, dizia Raniere, quebrar os padrões de quedas ou catástrofes. Para conseguir isso, ele fundou a NXIVM (pronuncia-se Nexium), uma empresa que traria a mudança que a humanidade precisava.

Raniere tinha uma incrível capacidade de ouvir os outros, para fazer com que se sentissem únicos, importantes. Ele também era visto como um gênio. Aos dezesseis anos de idade entrou no Instituto Politécnico Rensselaer, uma instituição de renome dedicada ao ensino e à pesquisa em ciência e tecnologia. Ele afirmava ter completado três pós-graduações lá com excelentes notas. Ele também ostentava um alto nível de inteligência, e para isto inclusive tinha provas, pois apareceu no Livro Guinness dos Recordes como um dos homens de QI mais alto do mundo. Mas ali a realidade e as mentiras estão entrelaçadas. Quanto a seus estudos, verificou-se que Raniere teve dificuldade em completar os cursos e se formou com um GPA (Grade Point Average) de 2,26 (o máximo é 4) e que ele até foi reprovado ou só passou por pouco em um bom número de matérias. Em relação ao seu alto QI, o teste utilizado foi o da Mega Sociedade de Ronald K. Hoeflin, que não é necessariamente presencial, não tem limite de tempo e nunca foi totalmente validado.

 

O esquema de pirâmide e da perversão

É bem conhecido que aos 20 anos de idade Raniere trabalhou para a Amway, uma conhecida empresa de pirâmide financeira. Inspirado por este sistema, ele fundou várias empresas para a venda de eletrodomésticos e pacotes de férias. Depois, em 1998, ele se uniu a Nancy Salzman para fundar a NXIVM. A empresa baseada em Albany deveria levar as pessoas a outros níveis espirituais, mas encontrou um nicho importante entre altos executivos graças aos programas de desenvolvimento pessoal e profissional chamados ESP (Executive Success Programs): cursos, workshops e seminários sobre sucesso profissional onde a autoajuda e certo grau de metodologia filosófica eram misturados. Tudo foi levado, como vem sendo revelado, através do esquema de pirâmide que criava "parceiros" da empresa em diferentes países, geralmente pessoas poderosas, que por sua vez atraíam outros em um jogo de multiplicação onde muito dinheiro foi feito e desviado.

Com o crescimento da empresa, Raniere começou a projetar uma aura de divindade. Neste vórtice que havia assumido o caráter de culto, o guru acabou criando um círculo interno de serventes sexuais que também operava como um esquema de pirâmide. Ou seja, uma de suas escravas sexuais deveria atrair outras mulheres e elas, por sua vez, mais mulheres (muito parecido com o caso do predador Epstein). Este círculo secreto era conhecido como DOS (Dominant Over Submissive) ou The Vow (O Voto, ou O Juramento). Raniere tinha estas mulheres sob seu domínio, e as marcou, como se fossem gado, com uma espécie de ideograma (que na verdade eram as iniciais de seu nome) na parte inferior do abdômen. Elas foram assim deixadas como escravas incondicionais do "grande mestre". Se alguma delas se arrependesse, poderia ser extorquida com fotos e vídeos comprometedores que tinham dado anteriormente como prova de sua fidelidade.

Allison Mack, de Smallville, uma peça indispensável no NXIVM

Em junho de 2019, Keith Raniere foi acusado e preso sob denúncias de tráfico sexual, crime organizado e extorsão. Atualmente ele está aguardando julgamento. Assim, The Vow entra nos detalhes desta terrível história que ainda está se desenrolando e apresenta várias pessoas que estiveram envolvidas na organização. Entre elas está Allison Mack, conhecida por seu papel - Chloe Sullivan - na série de televisão Smallville. Mack pertencia ao círculo secreto das mulheres e estava encarregada de recrutar outras para se tornarem escravas sexuais e, em caso de arrependimento, extorqui-las com os famosos vídeos e fotos.

A participação de Allison Mack chocou muito por ela ser uma pessoa pública, mas a história também inclui o filho do ex-presidente mexicano Salinas de Gortari, Emilio Salinas (que carrega a licença mexicana NXIVM há mais de quinze anos junto com Alejandro Betancourt Ledesma), e também Clare Bronfman, herdeira do império Seagram e cujo patrimônio é de 2,6 bilhões de dólares. Segundo a justiça, a mulher que fazia parte do conselho de administração da organização Raniere estava envolvida no roubo de identidade de pelo menos duas mulheres e de ter abrigado uma jovem mulher que estava nos Estados Unidos de forma ilegal para fins de exploração sexual.

Na direção de The Vow estão Jehane Noujaim e Karim Amer. Noujaim e Amer, ambos americanos de ascendência egípcia, dirigiram o documentário Al Midan (The Square, 2013), que explora a crise política no Egito desde a revolução que teve seu centro na Praça Tahrir, no Cairo, em 2011. Al Midan foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário e ganhou o Emmy Awards de Melhor Diretor e Melhor Cinematografia de Não-Ficção.

The Vow, nova série documental, a partir de agosto, exclusivamente na HBO e HBO GO.

  • Copiar Enlace

Assine a HBO

Não fique de fora. Aproveite a programação do momento.

Eu quero HBO!