Podres de Ricos

6/8 · Por HBO · Leitura de3 min.

Um passo decisivo para a inclusão asiática em Hollywood

Nos últimos anos, Hollywood deu passos concretos visando a inclusão de minorias nas telas e fora delas. Não só estamos vendo mais pessoas de diferentes etnias (homens e mulheres) assumindo papéis de liderança nas indústrias cinematográfica e televisiva, como também estamos vivendo um momento decisivo em como Hollywood retrata essas comunidades. Mesmo que ainda tenha muito a ser feito para finalmente eliminar os estereótipos criados sobre as minorias, Hollywood certamente deu um passo positivo com a produção e lançamento de Podres de Ricos, filme que se tornou bastante popular e que foi aclamado pela crítica.

Como parte da programação de agosto, Podres de Ricos traz ao fiel espectador da HBO uma comédia romântica pra lá de engraçada que conta a história de como uma mulher sino-americana viaja a Cingapura para conhecer a família de seu noivo e acaba descobrindo que eles são uma das famílias mais ricas do país. Lançado em 2018, o filme recebeu elogios da crítica pela atuação, roteiro, direção e o já mencionado elenco inclusivo - a primeira vez para os asiáticos em quase trinta anos.

Dirigido por Jon M. Chu e estrelado por Constance Wu e Henry Golding, o filme arrecadou mais de 260 milhões de dólares nas bilheterias, tornando-se a comédia romântica mais lucrativa da década - um grande sucesso para sua equipe de produção, considerando o orçamento modesto de apenas 30 milhões de dólares. O diretor californiano já dirigiu sucessos da franquia Ela Dança, Eu Danço e no momento está se preparando para dirigir a adaptação cinematográfica do sucesso da Broadway In The Heights, do astro Lin-Manuel Miranda, a ser lançada nos cinemas em 2020. A história de Podres de Ricos vem da obra de Kevin Kwan, que escreveu o romance de mesmo nome em 2013 e que também se tornou um best seller.

Constance Wu interpreta Rachel Chu no filme, uma das protagonistas da história ao lado de Nick Young, interpretado por Henry Golding. Ambos os atores são figuras conhecidas em Hollywood, com Wu trabalhando na televisão e no cinema. A atriz americana foi considerada uma das pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2017. Por seu papel como Rachel Chu, Wu foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical. Henry Golding, nascido na Malásia, foi apresentador da BBC e atuou no suspense Um Pequeno Favor.

O diretor Jon M. Chu navega incrivelmente bem pelas diferentes dimensões das culturas opostas neste filme pra lá de animado, em uma combinação tranquila que tanto explora o que vem e acontece quando se conhece a família do seu namorado - o que envolve especialmente os pais - como percorre o tecido cultural que atrai os dois jovens amantes. Não é apenas sobre países diferentes, mas sim sobre comida, idioma, identidade cultural e, o mais importante, sobre como cada família enxerga a união pelo casamento através de sua própria lente cultural. Mas para um espectador que não está necessariamente interessado nem deseja focar na análise desses aspectos culturais, o filme se apresenta como uma divertida comédia romântica. As atuações são fantásticas, o trabalho é excelente e as locações são maravilhosas - o filme é ambientado na bela e utópica Cingapura, um dos lugares culturalmente mais incríveis do mundo.

O filme não só foi um absoluto sucesso de bilheteria e de crítica, como também abriu as portas para tantas produções futuras em que os asiáticos podem encontrar e trilhar seu próprio caminho na indústria cinematográfica. Vivemos em um mundo mais inclusivo e em constante mudança, e é importante que Hollywood reflita isso no cinema. Podres de Ricos é um grande sucesso de todas as formas possíveis, além de ser uma conquista incrível para asiáticos e asiático-americanos em sua representação na indústria do entretenimento.

Podres de Ricos, na programação de agosto, na HBO e na HBO GO.

  • Copiar Enlace

Assine a HBO

Não fique de fora. Aproveite a programação do momento.

Eu quero HBO!