O Senhor dos Anéis - Curiosidades Sobre a Trilogia

10/12 · Por HBO · Leitura de3 min.

Veja nossa lista de curiosidades sobre O Senhor dos Anéis, uma das sagas mais famosas da história do cinema, e prepare-se para a chegada da trilogia na HBO!

Veja nossa lista de curiosidades sobre O Senhor dos Anéis, uma das sagas mais famosas da história do cinema, e prepare-se para a chegada da trilogia na HBO!

da trilogia, A Sociedade do Anel, em 29 de julho de 1954. Na verdade, J. R. R. Tolkien, professor da Universidade de Oxford, filólogo, veterano da Primeira Guerra Mundial e autor dos livros, pensou em publicar a história em um único volume. Porém, devido ao preço alto do papel durante o pós-guerra, precisou lançar sua obra como uma trilogia.

A série, de proporções épicas, tornou-se um clássico e uma das mais influentes obras de fantasia da história. O DNA de O Senhor dos Anéis pode ser sentido não somente na literatura, mas também no cinema, na música, no teatro e nos games.

Para que todos estejam preparados para a chegada desse novo clássico à HBO, listamos curiosidades sobre alguns dos personagens mais memoráveis da saga.

Qual é a idade do Legolas?

Apesar de não aparentar, o elfo Legolas teria 2931 anos durante os eventos de O Senhor dos Anéis. Orlando Bloom tinha 24 anos na época do lançamento do primeiro filme; ou seja, a diferença de idade do personagem e do ator era de 2907 anos!

Seu nome vem de Laegolas, que, em Sindarin, a língua dos elfos, significa “folha verde”, um sinal da proximidade dos elfos com a natureza.

Um dos personagens mais queridos da série, Legolas é um exímio arqueiro e, como todos os elfos, conta com sentidos apurados e alta resistência, o que o torna um aliado poderoso.

Quem é Aragorn?

Aragorn (Viggo Mortensen) é um dos Dúnedain, também conhecidos como Homens do Oeste. Apesar de terem uma expectativa de vida muito maior do que a de outros homens, podendo chegar a viver até 250 anos, são seres mortais. A mortalidade é um dos fatores-chave na bela história de amor entre Aragorn e Arwen (Liv Tyler), como podemos ver ao longo dos filmes. Ele é mortal e ela, por ser uma elfa, é imortal

Qual a idade do Gandalf?

Gandalf, o Cinzento, é uma das figuras mais icônicas de toda a saga de O Senhor dos Anéis . O misterioso feiticeiro é um Maia, um dos guardiões da Terra Média. Por isso, sua verdadeira idade é um mistério, podendo estar entre 3.000 e 13.000 anos.

Sendo um ser tão antigo, angariou nada menos que 12 nomes ao longo dos séculos, sendo seu nome original Olórin.

Impossível pensar em Gandalf sem pensar em Ian McKellen. O ator trouxe toda sua experiência e carisma ao personagem. Fiquem atentos a uma cena no primeiro filme, dentro da pequena casa do hobbit Bilbo Bolseiro, na qual Gandalf bate com a cabeça no teto. Essa cena foi acidental, pois Ian McKellen de fato bateu a cabeça, mas o diretor Peter Jackson decidiu manter o momento no filme.

Por que Frodo carrega o Anel?

Hobbits são conhecidos por serem de natureza simples e por gostarem de desfrutar dos pequenos prazeres da vida, como beber, comer e festejar. Apesar de existirem hobbits avarentos, são difíceis de serem corrompidos.

Frodo (Elijah Wood) é bastante jovem. Quando o primeiro filme começa, ele está prestes a completar 33 anos, atingindo, assim, a maioridade entre os hobbits. Ele faz aniversário no mesmo dia que seu querido tio Bilbo Bolseiro, de quem herda o Anel. Frodo tem uma resistência acima do comum aos poderes nefastos do Anel, que sorrateiramente corrompe quem o porta. Por isso, o Anel permanece em sua posse.

Quem é Sam Gamgee?

Samwise “Sam” Gamgee (Sean Astin) é um dos quatro hobbits que fazem parte da Sociedade do Anel. Apesar de serem pequenos e pacíficos, hobbits são astuciosos e resilientes.

Também demonstram fortes laços de amizade e lealdade, como podemos ver no caso de Sam, personagem inspirado em soldados que Tolkien conheceu durante a Segunda Guerra Mundial.

Esse pequeno hobbit promete não abandonar Frodo durante sua missão, e vemos a força do seu caráter e da sua determinação ao longo dos filmes para cumprir com a sua palavra. Por isso, por mais que Frodo carregue o Anel, Sam é, para muitos, o verdadeiro herói da história.

Quem são Boromir e Faramir?

Boromir e Faramir são irmãos, filhos do Regente de Gondor. Boromir é um conhecido e valente guerreiro que faz parte da Sociedade do Anel. Faramir, por outro lado, é mais conhecido por sua sabedoria e temperança.

Boromir foi interpretado por Sean Bean, bastante conhecido por seu papel como Eddard Stark em Game of Thrones, enquanto Faramir é interpretado pelo ator australiano David Wenham.

Qual a idade do Gimli?

O anão Gimli tem a respeitável idade de 262 anos. Um formidável guerreiro, possui força sobre-humana, o que explica como pode viajar usando sua pesada armadura por dias sem se cansar.

Apesar das relações turbulentas entre elfos e anões, Gimli e Legolas têm uma forte amizade.

Curiosamente, Gimli teria cerca de 1,50 m de altura, mas o ator que o interpreta, John Rhys-Davies, mede 1,85 m.

Quem é Sauron?

Sauron é ninguém mais ninguém menos do que o próprio O Senhor dos Anéis . Estima-se que ele tenha por volta de 16.000 anos e, como Gandalf, é um Maia. Diferentemente do mago, corrompeu-se e virou uma entidade maligna e poderosa.

Poderoso e cruel, Sauron é um temível adversário.

Nos filmes, é intepretado por Sala Baker, que mede 1,88 m e, ainda assim, consegue ser bem mais baixo que seu personagem, que atinge 2,78 m de altura.

Quem é Saruman?

Saruman, o Branco, é o líder dos magos. Ele foi enviado para a Terra Média com o objetivo de destruir Sauron. É inteligente, sábio, poderoso e detém bastante conhecimento sobre seu inimigo e o Anel.

Saruman foi interpretado por Christopher Lee, um fã assíduo da obra de J. R. R. Tolkien. Ele foi o único ator da trilogia que teve a oportunidade de conhecer o autor, que faleceu em 1973.

Quem é Gollum?

Gollum é um dos personagens mais memoráveis, desprezíveis e trágicos da saga O Senhor dos Anéis. Conhecido por sua obsessão pelo Anel (o qual chama de “precioso”), pela tendência de conversar consigo mesmo e pela aparência insalubre, Gollum é um personagem complexo e intrigante. Mais do que qualquer coisa, ele nos mostra os efeitos mais perturbadores do Anel.

O personagem foi interpretado por Andy Serkis por meio da captura de movimentos. Trazer Gollum à vida nas telas foi um grande feito tecnológico na época em que os filmes foram lançados e o efeito ainda se mantém impressionante.

Uma das melhores adaptações na história do cinema, a trilogia de O Senhor dos Anéis foi comandada com maestria por Peter Jackson. Angariou diversos prêmios, conquistou o coração de milhares de fãs ao redor do mundo e pode ser vista agora na HBO.

Não perca uma super maratona com todos os 3 filmes de O Senhor dos Anéis no dia 25 de dezembro na HBO 2 ou assista-os na HBO GO a quando quiser.

  • Copiar Enlace

Assine a HBO

Não fique de fora. Aproveite a programação do momento.

Eu quero HBO!