Los Espookys, ou o terror como comédia

6/6 · Por HBO · Leitura de5 min.

A HBO estreia em junho uma série sinistra e engraçada em língua espanhola

A HBO sempre foi pioneira na área da comédia e nunca parou de produzir conteúdo de alta qualidade nesse gênero difícil. Basta lembrar de clássicos incríveis como Curb Your Enthusiasm, Silicon Valley, Real Time with Bill Maher ou as mais recente Veep, estrelada por Julia Louis-Dreyfus (a inesquecível Elaine de Seinfeld), ou Ballers, com Dwayne La Roca Johnson.

Porém, também podemos voltar no tempo e pensar em The Larry Sanders Show, de 1992, uma série inovadora que fez ficção nos bastidores de um show noturno; ou em The Kids in the Hall, uma comédia de situações armadas por uma companhia de teatro canadense que estreou na HBO em 1989. Podemos inclusive voltar ao passado, até 1975, ano em que a HBO se tornou a primeira rede de TV a transmitir via satélite, e também no ano de On Location, um programa de stand-up comedy de uma hora que contou com George Carlin, Robin Williams e Billy Crystal, entre outros, aprontando todas no palco. Na América Latina, não podemos esquecer do famoso espetáculo de Chumel Torres ou do stand-up latino de Entre Nos.

Desta forma, a comédia foi desde o começo um gene fundamental. Agora, a partir de junho, a HBO dá mais um passo à frente: vai estrear uma série de comédia, mas, desta vez, será em língua espanhola.

Estamos falando sobre Los Espookys, uma história delirante que acontece no mundo sinistro, mas, acima de tudo, no universo da comédia. Não é de admirar, Los Espookys trata-se de um grupo de amigos que são fãs do gênero horror em sua versão mais radical (o gore), que se juntam, precisamente, para fornecer serviços comerciais que procuram fornecer a dose adequada de horror a todos aqueles que solicitarem e puderem pagar. Porque, para quem duvida, o medo também é uma parte profunda e hereditária de nossas vidas. O cenário, uma cidade enorme que já é delirante, gigantesca, monstruosa e cheia de cenários incríveis, a Cidade do México em sua versão mais surreal.

Os criadores da série, Julio Torres, Ana Fabrega e Fred Armisen juntam-se nesta aventura ao famoso Lorne Michaels, produtor e criador, nada mais e nada menos que do clássico late show Saturday Night Live. Julio Torres, de origem salvadorenha, é, aliás, um proeminente roteirista do SNL e também comediante e ator de comédias. Ana Fabrega, também de El Salvador, atua igualmente nos campos da comédia. Ela foi selecionada pelo festival Just For Laughs como um dos novos rostos de 2017 e pela Comedy Central como uma das comediantes a ser prestigiada durante o Festival de comédia de Nova York em 2016; o The New York Times, por sua vez, chamou-a de "intérprete inventiva com um talento especial para personagens descentrados”.

Ambos, Fabrega e Torres, não têm mais de trinta anos. Fred Armisen, por outro lado, é um veterano do Saturday Night Live. Nascido em 1966, Armisen também é ator, músico e produtor da série de comédia Portlandia (2011-2018), transmitida pela IFC.

De modo que estos tres talentos se han juntado con Lorne Michaels, a quien podríamos llamar el Assim, esses três talentos se juntaram com Lorne Michaels, que poderíamos chamar de o melhor dos melhores na comédia televisiva, e nada mais e nada menos do que a HBO, para nos trazer agora Los Espookys.

A série de seis episódios de meia hora é estrelada por Torres e Fabrega junto com Cassandra Ciangherotti e Bernardo Velasco. Este último, no papel de Renaldo, que funde a sociedade ou empresa que pretende vender sustos à clientela abastada. Úrsula (Cassandra Ciangherotti), uma assistente de dentista, será a primeira a entrar e é aquela que, por conta de seu trabalho, sempre colocará os dentes como acessório assustador. Haverá também a irmã de Úrsula, Tati (interpretada pela própria Ana Fabrega), que será a cobaia do grupo. E finalmente, Andrés (o próprio Julio Torres), o herdeiro de um império do chocolate, que ao longo dos episódios vai descobrir os segredos do passado de sua família.

Na série teremos momentos hilários e sombrios, posses satânicas, cabeças decapitadas (supomos que são falsas), monstros marinhos, espelhos amaldiçoados (talvez não tão falsos) e até mesmo extraterrestres.

Portanto, em junho, vamos desfrutar desta nova ousadia de seis capítulos que traz o selo de qualidade do Saturday Night Live, mas acima de tudo, o selo de qualidade da HBO. Não perca Los Espookys. Em junho, na HBO + e na HBO GO.

  • Copiar Enlace

Assine a HBO

Não fique de fora. Aproveite a programação do momento.

Eu quero HBO!