O Cântico dos Nomes, Música e Mistério

6/8 · Por HBO · Leitura de2 min.

Apaixone-se por O Cântico dos Nomes, um filme de drama histórico sobre os efeitos do holocausto, protagonizado por Tim Roth e Clive Owen. Confira!

Veja na HBO e HBO GO The Song of Names, filme de drama baseado no romance homônimo de Norman Lebrecht, dirigido por François Girard e estrelado por Tim Roth e Clive Owen.

Dovidl (Luke Doyle quando criança, Jonah Hauer-King quando adolescente e Clive Owen quando adulto), um garoto judeu, prodígio do violino, é deixado por seu pai em Londres sob os cuidados de uma família inglesa muito decente. Começa e acaba a Segunda Guerra Mundial enquanto Dovidl melhora suas habilidades com o violino e forma um intenso vínculo com Martin (Misha Handley quando criança, Gerran Howell quando adolescente e Tim Roth quando adulto), seu irmão adotivo. Mas na noite de seu primeiro concerto Dovidl desaparece, deixando sua família adotiva submersa em tristeza. Muitos anos depois, Martin, agora um renomado professor de música, faz uma descoberta que o motiva a seguir a trilha do Dovidl.

Essa é a sinopse de O Cântico dos Nomes. Mas a verdadeira história do filme é a história de uma ferida e a intensa memória dessa ferida: é a história de um trauma que gera outros traumas. Por que Dovidl desaparece na noite mais importante de sua vida, abandonando um futuro seguro e bom? Que consequências pode ter esse evento para sua família adotiva? Lenta e sobriamente, com muita sutileza, O Cântico dos Nomes revela essas respostas para nós. Enquanto Martin segue os passos de Dovidl e tenta montar uma cronologia dos eventos que aconteceram após o desaparecimento, os espectadores, gradualmente, conseguem entender melhor a dor sentida por todos os personagens 

A emoção da história

Embora um de seus personagens principais seja violinista e quase todos os outros estejam envolvidos de uma maneira ou de outra com a música, a maior parte de O Cântico dos Nomes ocorre em silêncio. Isso faz com que os momentos musicais do filme se destaquem e tenham maior intensidade emocional. As cenas mais importantes e comoventes do filme quebram o silêncio dos traumas e o traduzem em ritmos, harmonias e melodias capazes de carregar e descarregar todo esse sofrimento. Precisamente porque o filme entende a importância do silêncio, em O Cântico dos Nomes, a música é literalmente a emoção da história.

  • Copiar Enlace

Assine a HBO

Não fique de fora. Aproveite a programação do momento.

Eu quero HBO!